Olá amigos, esta pescaria no Rio Telles Pires foi muito boa e vale um relato por aqui.... Rodrigo, Murilo, Beto e Bim. Equipe Gigantes do Rio...
...PESCAR NA BACIA AMAZONICA É UM PRIVILÉGIO QUE TODO PESCADOR DEVE PROCURAR TER PELO MENOS UMA VEZ. PROGRAMAMOS NOSSA PESCARIA NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO, DIVISA COM PARÁ NO PISCOSO E FRONDOSO RIO TELES PIRES, MAIS ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO DAS SETE QUEDAS.
A PROGRAMAÇÃO INICIOU COM UM ANO DE ANTECEDÊNCIA PARA CONSEGUIRMOS IR NA ÉPOCA QUE, HISTORICAMENTE, É A MELHOR PARA CAPTURA DOS GRANDES BAGRES.
FOMOS EM BUSCA DAS PIRAÍBAS, PIRARARAS, JAÚS, CACHORRAS E BICUDAS. FICAMOS HOSPEDADOS NA POUSADA PORTAL DA AMAZÔNIA COM TODA INFRA-ESTRUTUA E CONFORTO POSSÍVEL, ALÉM DA ÓTIMA COMIDA E EXCELENTE ATENDIMENTO.
SAÍ DE BELO HORIZONTE E ENCONTREI O RESTANTE DOS PESCADORES ( RODRIGO, BETO E MURILO ) NO AEROPORTO DE CUIABÁ, DE ONDE SEGUIMOS PARA ALTA FLORESTA. NA CHEGADA A ALTA FLORESTA FOMOS RECEPCIONADOS PELO SR ALAOR QUE NOS LEVARIA ATÉ A POUSADA. O TRANSPORTE DE CAMINHONETE ATÉ A POUSADA DUROU CERCA DE 3 HORAS EM BOA ESTRADA DE TERRA .
NESTE PERÍODO CONHECEMOS UM POUCO DA FLORESTA AMAZÔNICA, SEUS DESMATAMENTOS E QUEIMADAS, SUA BELEZA E IMPONÊNCIA.
CHEGAMOS NA POUSADA JÁ NO POR DO SOL NO DIA 24 DE SETEMBRO, FOMOS RECEPCIONADOS PELO PROPRIETÁRIO MARCOS E PELO ATENCIOSO E PRESTATIVO BAHIA QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, FAZIA UM DELICIOSO SASHIMI DE CORVINA QUASE TODOS OS DIAS PARA NOSSA TURMA.
NO PRIMEIRO DIA DE PESCARIA SAIMOS BEM CEDINHO PARA PESCARIA EM DIREÇÃO A SEGUNDA QUEDA. A IDA DE BARCO JA É UMA AVENTURA EMOCIONANTE POIS A TRAVESSIA DA PRIMEIRA PARA A SEGUNDA QUEDA SE FAZ COM BARCO DE BORDA ALTA, MOTOR MAIS POTENTE E A BALDEAÇÃO DO NOSSO BARCO PARA O BARCO DE TRAVESSIA SE FAZ ALI MESMO, AO PÉ DA PRIMEIRA QUEDA. CONFESSO QUE É MEIO ASSUSTADOR MAS OS PILOTEIROS SÃO EXPERIENTES E FAZEM ISSO COM MUITA AGILDADE E SEGURANÇA DE TODOS. NESTE DIA FORAM VÁRIAS AS AÇÕES DE PEIXE COMO CACHORRAS E MUITAS CORVINAS NA TUVIRA ALÉM DE UM BELO ESTOURO NA LINHA DE 1,20 mm APÓS UM JAÚ ENTRAR ENTRE AS PEDRAS ABUNDANTES NO RIO E A LINHA SE ROMPER.
COMEÇAMOS A PESCARIA SEM NENHUM GRANDE TROFÉU NESTE DIA MAS O CLIMA ESTAVA FAVORÁVEL E O RIO ESTAVA BAIXO, O QUE DIFICULTAVA UM POUCO.
O SEGUNDO DIA DE PESCA NÃO FOI DIFERENTE E NOS DIVERTIMOS MUITO COM AS BELAS CACHORRAS QUE COMEÇARAM A AUMENTAR DE TAMANHO E DAR MUITO TRABALHO E EMOÇÃO AO SEREM FISGADAS NAS CORREDEIRAS.
NO TERCEIRO DIA ESTÁVAMOS AGENDADOS PARA IRMOS AO PÉ DA TERCEIRA QUEDA. O CAMNHO SE FAZ POR MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA EM CERCA DE 1 HORA DE TRILHA PELA MATA FECHADA BEIRANDO O TELES PIRES E OUVINDO O BARULHO CADA VEZ MAIOR DA QUEDA D´ÁGUA.
OS PILOTEIROS LEVAM MUITA ÁGUA E MATERIAL PARA O CHURRASCO E PARA ASSAR O PEIXE PEGO NA HORA. A CHURRASQUEIRA É IMPROVISADA ENTRE AS PEDRAS E O SABOR DO PEIXE É INDISCRITÍVEL
AO CHEGAR NA TERCEIRA QUEDA A EMOÇÃO DE VER A FORÇA DAS ÁGUAS SUPEROU O NOSSO MEDO DE ADENTRAR NAS PEDRAS E SE APROXIMAR DA BEIRA DO RIO. É DE ARREPIAR!! ASSUSTADORA A FORÇA DA NATUREZA!!
CADA DUPLA SE ACOMODOU COMO PODE NAS PEDRAS. O PONTO DE MAIOR PRODUTIVIDADE NA CAPTURA DOS GRANDES BAGRES FOI OCUPADO PELO EXPERIENTE PILOREIRO ITAMAR QUE LOGO LANÇOU COMO ISCA, UMA CABEÇA DE CORVINA DO TAMANHO DE UM MELÃO. VIMOS LOGO QUE NÃO ESTAVA ALI PARA BRINCADEIA E A AMBIÇÃO ERA GRANDE. JÁ NO INIÍCIO O CORAÇÃO BATIA MAIS FORTE SÓ DE PENSAR NO PORTE DOS BAGRES QUE PODERIAM SAIR DALÍ
PASSADO ALGUMAS POUCAS HORAS EM QUE CAPTURAMOS BELAS CACHORRAS, ITAMAR DEU O GRITO TÃO ESPERADO, " TA PEGO O BICHO"!!!, VIMOS DE LONGE ELE CONFIRMANDO A FISGADA UMAS TRÊS VEZES. - SÓ PESCADOR PARA IMAGINAR NESTE MOMENTO DE LEITURA O QUE SENTIMOS NA HORA, É DE ARREPIAR...- MURILO E RODRIGO LOGO CORRERAM PARA BRIGAR COM O GIGANTE. LINHA DE 1,20mm COM RISCO DE SE ROMPER NAS PEDRAS, CINTURÃO DE APOIO DE VARA, VARA DE 120 LIBRAS, PEDRA ESCORREGADIA, CORREDEIRA FORTE, ADRENALINA A MIL, MEIA HORA DE MUITA FORÇA, BRIGA, EMOÇÃO, FREIO DA CARRETILHA APERTADO AO MÁXIMO E PEIXE TOMANDO LINHA QUANDO QUERIA; E O BITELO MOSTROU A CARA NA SUPERFÍCIE; UM BELO JAÚ DE CERCA DE 50 KILOS PEGO NA CORREDEIRA FORTE, O QUE LHE DÁ MUITO MAIS FORÇA DO QUE REALMENTE JÁ POSSUI E AUMENTA EM MUITO A ADRENALINA NA DISPUTA COM O PESCADOR. FORAM NECESSÁRIO ENTRAR TRÊS PESCADORES NO REMANÇO DE ÁGUA ENTRE AS PEDRAS PARA PODER ARRASTAR, ABRAÇAR E TIRAR BELAS FOTOS COM O TROFÉU. ESTAVA JUSTIFICADA A FAMA DO BELO TELES PIRES.
NÃO FOMOS PREMIADOS COM A PIRAÍBA MAS OS DIAS QUE SE SEGUIRAM FORAM DE MUITAS CACHORRAS, MUITAS CORVINAS, OUTROS GRANDES JAÚS E UMA BELA BICUDA, DIGNA DE FOTO PARA PROPAGANDA DA POUSADA NA REVISTA.
RODRIGO E MURILO ACERTARAM A MÃO NAS CACHORRAS E NOS GRANDES JAÚS, BETO FOI O REI DAS CORVINAS, O CAMPEÃO DEU UM SHOW NA CAPTURA DAS PRATEADAS. A MIM SOBROU ALÉM DE CAPTURAS DE POUCAS CACHORRAS, CORVINA E A BELA BICUDA, UMA BOA BRIGA COM UM JAÚ QUE AO SOFRER A "FERRADA" FORTE, CONSEGUIU DANIFICAR A CARRETILHA, DIFICULTANDO O RECOLHIMENTO E CONSEQUENTEMENTE ENTROU NOS BURACOS DAS PEDRAS E NÃO MOSTROU A CARA NA SUPERFÍCIE. COMO FUI O QUE MENOS PEGOU PEIXE, USO ESTE MOMENTO PARA ME CONSOLAR DIZENDO QUE SERIA O MAIOR JAÚ DA PESCARIA, AFINAL DE CONTAS O PEIXE ERA MEU E O PESO QUE DEI A ELE ERA....... IMAGINEM VOCES!!!
ABRAÇOS COMPANHEIROS, NOS REUNIREMOS NOVAMENTE EM MAIO PRÓXIMO, NA ARGENTINA.
POSTO FOTOS POSTERIORMENTE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário